TETO
16 dezembro, 2017

O que é o Centro de Investigação Social (CIS)?

O Centro de Investigação Social (CIS) contribui para o trabalho que o TETO realiza em comunidades vulneráveis, a partir do levantamento de informação relevante sobre elas.

Desde 2001 até hoje, nosso trabalho tem como objetivo dar um suporte teórico ao trabalho realizado principalmente por Um Teto para Chile. Nosso objetivo é disseminar o conhecimento gerado a partir das experiências de trabalho conjunto com os moradores de comunidades do país, até a sociedade chilena em geral. Assim, pretendemos promover uma discussão profunda em torno da pobreza e vulnerabilidade tanto no Chile como na América Latina. Estes objetivos são levados em prática através dos projetos de pesquisa e a organização de instâncias de reflexão em torno da atualidade nacional e regional.

Assim, o CIS se define como um espaço de reflexão, debate e pesquisa, onde é possível gerar informação e novos conhecimentos relacionados com pobreza e desigualdade social na América Latina, suas causas, problemas e possíveis soluções.

Áreas de trabalho

O trabalho do CIS se concentra em duas grandes áreas que trabalham conectadas entre si: investigação e extensão.

Investigação: atualmente estamos realizando estudos sobre diversas temáticas vinculadas à desigualdade, pobreza e comunidades vulneráveis.

Extensão: o trabalho de extensão está focado em produzir e aprofundar debates em torno de temas como exclusão urbana, desigualdade social, políticas públicas e pobreza. O objetivo é conhecer os resultados das nossas investigações e posicionar temas relevantes da atualidade nacional e latino-americana. Para isso, organizamos diferentes instâncias como fóruns, debates e palestras, além de publicar a revista CIS.

Avaliação: o trabalho de avaliação está orientado para medir o resultado do trabalho das diferentes áreas do TETO. Atualmente, estamos trabalhando em uma avaliação de satisfação dos projetos de habitação construídos por Um Teto para Chile em duas regiões do país, e de três programas da Área de Habilitação Social: Micro Empreendimento, Reforço Escolar e Oficinas de Aprendizagem.

Equipe CIS

O Centro de Investigação Social de Um Teto para Chile é composto por um grupo interdisciplinar de profissionais com forte compromisso em melhorar a realidade social da região.

Ignacio Pérez, Director LAC
Sociólogo

Elisa Salinas, Directora (Chile)
Lic. en Historia

Rodolfo Martinic, Coordinador de Investigaciones
Sociólogo

Ismael Tabilo, Coordinador de Investigaciones:
Sociólogo

Por más información, escribe a [email protected]