TETO
18 novembro, 2017

TETO Brasil é eleito para integrar o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE)

Aconteceu ontem na Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília (DF), a eleição das 40 organizações da sociedade civil que irão compor o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) pelos próximos dois anos e o TETO Brasil está entre elas!

O CONJUVE tem como objetivos formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

“Nós da juventude precisamos ocupar os espaços formais e informais de tomada de decisão para sermos ouvidos, já que, historicamente, temos sido ignorados dos processos de decisão. Fazer parte do CONJUVE é uma conquista que nos abre novos caminhos para acompanhar, avaliar e incidir nas políticas públicas de juventude e fazer valer nossos direitos”, afirma Bruno Dias, Diretor Social Nacional do TETO, que representou a organização durante a eleição.

O processo eleitoral contou com a participação de quase 200 entidades. E as 40 vagas para sociedade civil foram dividias em: 20 para entidades de atuação nacional e as outras 20 para organizações de atuação regional, estadual ou municipal. As regras para esta eleição foram definidas por uma Comissão Eleitoral Independente, formada por três representantes do governo e três representantes da sociedade civil.

“Com eleições amplas, abertas, democráticas e participativas vamos aproximar o Conjuve dos problemas da juventude brasileira e dar oportunidade para que jovens de todos os estados e regiões do Brasil estejam representados no Conselho”, afirmou o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.