TETO
24 junho, 2017

Vamos fazer da cidade uma só

Em comemoração aos 10 anos de trabalho, TETO lança campanha convidando todos e todas a transformarem suas cidades

O TETO completa 10 anos trabalhando ao lado dos moradores e moradoras das favelas mais precárias e invisíveis do Brasil e, nesse ano, a organização social quer transformar as cidades em que vivemos hoje. A campanha anual “Vamos fazer da cidade uma só” busca evidenciar que vivemos em cidades de privilégios, que devem se transformar em um espaço múltiplo, plural, diverso, sem discriminação, nem fronteiras.

Criada pela agência Leo Burnett (Brasília), com parceria da produtora Academia de Filmes e locução do ator e apresentador Marcelo Tas, a campanha fala sobre a desigualdade social do nosso país e os direitos violados diariamente das pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades. O TETO acredita que a cidade só será verdadeira quando todos os cidadãos e cidadãs tiverem direito a ela. A atual cidade-mercadoria deve se transformar em uma cidade de direitos e acessos iguais para todos e todas. Em um jogo de palavras, a campanha destaca características que a NOSSA CIDADE deve ter:  unicidade, reciprocidade, multiplicidade e capacidade.

“Estamos tão acostumados a viver como estamos vivendo, que falar sobre uma outra forma de viver a cidade parece uma ilusão. Mas, se pararmos para observar o que significa viver nas cidades hoje, parece ainda mais impossível aceitar viver assim: divididos, com tanta desigualdade. A cidade é um direito de todas e todos e também o sufixo do significado que queremos dar para ela. Multiplicidade e Unicidade são expressões da cidade que queremos construir.

Nesses 10 anos atuando nas favelas invisíveis das nossas cidades, favelas separadas pelas fronteiras do asfalto, que escondem não só a extrema vulnerabilidade, mas principalmente a Capacidade dos seus/as moradores/as, percebemos que para transformar o local em que vivemos precisamos primeiro lembrar que ele é nosso. Nossa campanha marca esses 10 anos de trabalho mostrando que com a cidade não é diferente: a cidade é nossa, a cidade é da gente, é da comunidade. Para construir espaços de compartilhamento e integração, que garantam nossos direitos e valorizem nossa diversidade, precisamos trabalhar lado a lado e juntos fazer da cidade uma só”, afirma a Diretora Executiva do TETO, Carolina Mattar.

O TETO trabalha para desenvolver as comunidades junto com seus moradores e moradoras e acredita que todas as pessoas, plenas de seus direitos, são capazes de transformar o lugar em que vivem. A organização quer mostrar na prática que a cidade não deve ter divisões, nem segregação, e que devemos trabalhar juntos na construção de uma cidade mais igualitária e integrada.