TETO
22 outubro, 2017

Paz e Vida e FunTETO, Uma ideia “Funtástica”!

por Amanda Simões

Nos dias 03, 10 e 17 de setembro a equipe de comunidade e os moradores da Paz e Vida (PEV) participaram de reuniões mais aprofundadas sobre o modelo de trabalho do FunTETO

Na apresentação inicial do dia 03.09 estavam presentes 33 moradores. Ficou claro que essa participação foi fruto do trabalho feito com as visitas e rodas de conversa das semanas anteriores, que geraram uma MOTIVAÇÃO maior na comunidade. Tal motivação está atrelada com os objetivos da comunidade, pois atualmente, um dos maiores desafios da PEV é a construção da Associação de Moradores.

. Qual a importância da Associação?

Ela tem como objetivo centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educacionais, de saúde, etc, que ocorrem no bairro através do líder comunitário para que estes problemas sejam levados ao conhecimento do poder executivo municipal e cobradas as necessárias providências. Serve principalmente para ajudar uns aos outros dentro de suas necessidades na comunidade, a fim de melhorar a limpeza urbana, esgoto, energia, segurança entre outras necessidades. Para execução, foi lançada a ideia de elaborar um projeto menor pelo FunTETO que é pré-requisito para seguir com o Sede TET.

. O que é o Sede TET?

É um programa de extensão do TETO Brasil, que faz parte das atividades do processo de fortalecimento e desenvolvimento comunitário dentro das comunidades que o TETO atua.

Uma sede é elemento essencial para organizar e realizar atividades comunitárias e programas educativos. Para tal, é necessária uma administração adequada do espaço de forma a atingir o seu funcionamento correto. Ela simboliza um compromisso entre a organização e a comunidade de construir um trabalho em conjunto para o desenvolvimento local.

O projeto escolhido pela comunidade para concorrer no FunTETO foi… O Campinho!

Os moradores têm como expectativa atrair gente de fora e pontuaram que o Campo de Futebol é uma forma de dar visibilidade, já que lazer e esportes só têm a acrescentar positivamente na imagem da comunidade.

 

Pra finalizar, o dia 17/09 foi bastante movimentado… Acompanha o que aconteceu:

. Reunião da Equipe de Comunidade com os moradores.

. Programas e Projetos esclareceu dúvidas do FunTETO e começou o preenchimento dos formulários.

. Equipe de Pós Construção aplicou o manual de bons cuidados da casa.

. Equipe de Jurídico conversou com as moradoras, Lôra e Dona Cileide, a respeito do terreno.

. A equipe de Instituições e Colégios aplicou uma dinâmica com as crianças relacionada ao tema da formação da Construção que vai acontecer em Novembro.

Tivemos o total de 20 voluntários e voluntárias trabalhando com muita energia!