TETO
21 outubro, 2017

O desafio dos Embaixadores do TETO, campanha que apoia o TDI

Por: Raphael Soares
 

Todas as pessoas têm direito a uma moradia digna, mas esse ainda é o sonho de milhares que vivem nas comunidades em situações bem precárias. E isso ainda piora com a chegada das temperaturas baixas, característica dessa época do ano. No mês de julho, o TETO realiza os Trabalhos De Inverno (TDI): uma construção de moradias de emergência com um formato diferente.

Durante 6 dias, voluntários trabalharão ao lado de mais de 40 famílias nas comunidades Jardim Itatiaia e Gênesis localizadas em Campinas/SP e Tekoa Itakupe na zona oeste de São Paulo. Além de apoiar essas famílias na construção de uma moradia, o TDI busca intensificar a relação  comunidade e voluntários.

Para tornar esse projeto viável, o TETO conta com o grande apoio de alguns voluntários para viabilizar os recursos. Renan Bartalo, Diretor Nacional de Recursos, conta que devido às dificuldades e o risco de fazer uma TDI bem menor que o esperado, a criatividade foi fator chave para conseguir financiar essa grande construção. E foi assim que, em 2016, surgiram os Embaixadores, campanha que se repete esse ano.

Os perfis selecionados são os de pessoas proativas, propositivas e que não têm a mínima vergonha de pedir apoio a sua rede de contatos. Com uma meta é de 250k na sede São Paulo, os recursos arrecadados são destinados inicialmente para o TDI e caso o valor arrecadado ultrapasse o esperado (por isso é importante doarmos muito!), o restante será destinado para as construções no decorrer do ano.

A campanha deste ano é mais desafiadora. De acordo com Renan, a principal diferença está no fato da arrecadação envolver as 4 sedes (RJ, SP, BA, PR) e não apenas SP e RJ como ano passado.

Um dos escolhidos para essa campanha, o coordenador de  Diagnóstico Comunitário, Braulio Carli, conta que no início teve um pouco de receio pelo tamanho do desafio. O embaixador diz que no início foi conversando com amigos “na raça” e que o desafio inicial era converter a conversa em doação. Com o tempo, organizou tudo através de uma planilha com o status de cada um (se respondeu ou não, se vai doar o não) e com persistência as doações começaram a aparecer. Faz questão de alertar também para não esquecer a razão de estar fazendo isso e não se tornar apenas “grana pela grana”. “É preciso ter em mente a causa que está lutando para não perder o espírito da campanha”, conta.

O TDI acontece entre os dias 8 e 13 de Julho. Para contribuir com os embaixadores basta entrar no site https://benfeitoria.com/canal/tetobrasil e fazer sua doação.