TETO
22 outubro, 2017

“De degrau em degrau”… Vila Vitória une forças para crescer

por Rafaela Martins

Os moradores da Vila Vitória juntamente com a Equipe de Comunidade da TETO, vêm produzindo belos resultados, consequência de um trabalho de muita união e colaboração. As últimas semanas estão sendo de muita agitação na Vila Vitória: assembleia com abertura da Mesa de Trabalho, visita de nova coordenadora da TETO e finalização da primeira etapa das escadas. Ufa! Muita coisa boa acontecendo em pouquíssimo tempo!

No dia 19 de setembro a Vila se reuniu para iniciar a Mesa de Trabalho e nela foram discutidos diversos temas. Um deles tratou de um dos sonhos da comunidade: uma associação de moradores. Foi explicado o que era uma associação de moradores, para que serve e como funciona. Em um outro momento da assembleia também foi feita uma avaliação dos voluntários, e os moradores puderam observar como a EdC estava participando dos projetos criados para a VVT.

Além disso, foi realizado um pequeno diagnóstico da comunidade, para detectar quais eram os outros sonhos dos moradores para o futuro da VVT. A ideia é criar novos projetos com articulação de redes de mobilização da comunidade a partir do fomento às lideranças comunitárias e individuais. Diorginei Conceição, um dos líderes comunitários da VVT, comentou sobre a importância das lideranças e da independência das comunidades.

“A TETO nos trouxe uma visão para sermos independentes. Ela veio não para trabalhar só, mas sim para se aproximar da comunidade e trabalhar com ela. Participei de um encontro de lideranças e vim com outra visão, aprendi que ser líder não é somente mandar e sim botar a mão na massa e incentivar as pessoas à caminhar”

Nesse mesmo dia, a Vila finalizou a primeira etapa do primeiro projeto de financiamento junto com a TETO, o FunTETO: a construção da primeira escadaria fixa da comunidade. Depois de muita mobilização dos moradores, que realizaram uma série de eventos de venda e arrecadação de fundos, agora eles veem o trabalho sendo concretizado.

No dia seguinte, a Vila recebeu a visita da Elizangela Souza Santos, nova Diretora Nacional de Gestão Comunitária. Ela foi conhecer a VVT, bem como seus moradores e a Equipe de Comunidade. Em reunião realizada pela Eli, como é carinhosamente chamada, ela comentou quais eram os objetivos da TETO, qual seu papel nas comunidades e também ouviu dos moradores o que eles esperavam da organização. Eli também pontuou a importância da participação ativa de mais pessoas, mesmo em tarefas que não lhe foram inicialmente destinadas.

Próximos passos

Esses dois encontros realizados se converteram em ideias e desejos dos moradores para a VVT. Além da associação de moradores, há a intenção de executar futuros projetos, como a criação de um espaço que sirva tanto para o lazer das crianças/da comunidade, quanto para receber eventos gratuitos, como os culturais ou os de saúde.

A próxima etapa a ser cumprida é a construção da segunda escada fixa. Os materiais, inclusive, já estão chegando à comunidade. E assim, aos poucos, a VVT e a EdC se unem como um grupo de formiguinhas e realizam os sonhos que antes pareciam distantes. É desse jeito que tudo acontece, com união e colaboração, como disse a Eli durante a reunião “De degrau em degrau, vamos construindo e subindo juntos”.