TETO
24 junho, 2018

Che Guevara abraça mais uma construção e enche todos de esperança

Por Alice Laurentino e Raysa Pires

 

Com moradores marcando presença desde a pré-logística, comunidade caminha a bons passos ao fortalecimento comunitário

 

Os últimos meses foram bastante movimentados para Célia e Dona Branca, moradoras da comunidade Che Guevara contempladas com as duas casas construídas no local no fim de semana de 11 e 12 de novembro. A Che Guevara, localizada em Dias D’Ávila, zona metropolitana de Salvador, é uma das comunidades atendidas pela TETO na Bahia que vem estreitando laços
através da Equipe de Comunidade (Edc) de Gestão Comunitária e debatendo conjuntamente questões de desenvolvimento comunitário e fortalecimento identitário.

 

Célia, Dona Branca e suas famílias vinham se preparando para esses dois dias há um tempo. Uma das casas foi construída como atividade de capacitação para voluntários da TETO que assumiram cargos de líderes em construções de Salvador e Feira de Santana nos dias 26 e 27 do mesmo mês. Já a outra, foi levantada através de financiamento privado e com a colaboração de alguns funcionários da empresa DHL, através do programa de construções corporativas. A empresa ainda doou kits de ferramentas com martelos, chaves de fenda e luvas para futuras construções.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construção Capacitadora – Célia

 

Apesar da ansiedade das moradoras, antes de tudo começar, houve o momento da assinatura do contrato, que selaria o compromisso entre elas e seus familiares e a TETO. Para que qualquer dúvida que surgisse fosse sanada, o contrato foi lido em conjunto com os voluntários e as assessoras do setor jurídico, fortalecendo a confiança e acendendo a esperança no coração de todos.

 

Junto à construção, também foram realizadas sessões de formação e dinâmicas com temáticas que envolvem a desigualdade, o empoderamento e a identidade. Além de conversas sobre as expectativas de mudanças para a comunidade que, segundo os moradores, um dos principais problemas enfrentados é a falta de estrutura básica para se viver, como acesso a luz e água. Todos os envolvidos demonstraram os mesmos votos de felicidade para o futuro dessas famílias, que agora podem desfrutar de um espaço novinho para chamar de lar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construção Corporativa DHL – Dona Branca

Após os fins de semana de pré-logística e de construção, o domingo seguinte foi destinado à pintura das casas já prontas, trazendo mais vida para as construções e finalizando assim o processo construtivo na Che Guevara, comunidade que recebe muito bem todos os voluntários e marca presença nas construções desde 2016.

 

A Che Guevara – Localizada em Dias D’ávila, a comunidade Che Guevara surgiu em 2006 através de uma ocupação do Movimento Sem Terra (MST). O intuito inicial era tornar o acampamento uma base para ocupação das fazendas improdutivas ao redor, no entanto, o plano inicial não foi possível por falta de oportunidade de ocupação. Nesse cenário, alguns moradores se reuniram com líderes comunitários para dar início à comunidade Che Guevara. Hoje, é formada por cerca de 100 famílias, muitas delas residindo ali há mais de 10 anos.

 

Junto com a TETO desde 2015, a primeira ação feita pela ONG aconteceu em janeiro de 2016, com o evento ECO – Escutando Comunidades, onde foi feita uma extensa pesquisa a fim de coletar informações sobre temas cotidianos das famílias. A partir daí, várias outras ações aconteceram, criando um laço de confiança entre organização e moradores.