TETO
2 dezembro, 2016

O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser.

O que está sendo noticiado?
A realidade de pobreza existente no país está esquecida?

A um mês da COLETA, o TETO lança uma campanha com o objetivo de dar visibilidade para a realidade de extrema pobreza em que vivem milhões de brasileiros. A ação busca refletir que, ao mesmo tempo em que milhares de notícias sobre o mundo das celebridades são divulgadas, diariamente, nos meios de comunicação de todo o Brasil, a realidade diária das famílias que vivem em extrema pobreza fica esquecida e, dificilmente, ganha destaque nos noticiários.

Feita em conjunto com a agência Leo Burnett, a campanha contou com a participação do fotógrafo Gustavo Lacerda, que registrou moradores, que vivem em condições de pobreza na comunidade Malvinas (Guarulhos/SP), segurando cartazes contendo manchetes de notícias a respeito do cotidiano de famosos que costumam ser publicadas pela imprensa. Nas próximas semanas, os próprios famosos compartilharão as imagens da campanha em suas redes sociais afim de mostrar que existe sim uma realidade que realmente precisa de atenção. E não é a deles.

 

 

Além de chamar a atenção para a pobreza no país, o TETO busca voluntários para a COLETA, o evento mais massivo realizado pelo TETO. Nos dias 22, 23 e 24 de maio, mais de 5.000 jovens voluntários estarão nas ruas das cidades de São Paulo, Campinas (SP), ABC (SP), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Salvador (BA), denunciando a realidade em que vivem 16 milhões de brasileiros e arrecadando recursos para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nas comunidades.

“A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias, poucas vezes surgem nas conversas cotidianas. Concorrendo com o grande destaque de notícias sobre o mundo das celebridades, quando a pobreza sim vira pauta, a forma como é comunicada afasta as pessoas da realidade emergencial que se repete cada dia na vida desses brasileiros. Convidamos, então, milhares de jovens a participar da COLETA e conhecer famílias com nomes e rostos, pessoas de carne e osso, histórias de batalha e superação. Queremos fazer com que a pobreza se torne pauta da nossa própria realidade e que toda a sociedade se sinta parte da solução. É impossível ficar indiferente”, Carolina Mattar, Diretora Executiva do TETO – Brasil.

Denuncie você também essa realidade. Inscreva-se na COLETA: www.teto.org.br/coleta ou faça sua doação em: www.teto.org.br/catarse